terça-feira, 30 de março de 2010

Presente de grego!


Minha família é tão grande que tem gente até na Grécia. Minha prima-irmã Carine casou-se com um grego e já tem dois greguinhos lindos. E como hoje em dia a tecnologia diminuiu o mundo, nos falamos quase todos os dias.
Carine sempre foi muito boa cozinheira, como quase todas na família, mas agora está com seu repertório bem diversificado. Como seguidora do GOSTO DE GULA, ela resolveu mandar algumas receitas típicas da Grécia. Aceitei de bom grado e com água na boca. No entanto, exigi os ingredientes fossem facilmente encontrados neste lado de baixo do Equador.
Como boa brasileira, ela fez o que pedi e em algumas receitas deu seu jeitinho, como exemplo um prato que vai um queijo grego muito salgado de nome impronunciável, Carine já sugeriu que fosse substituído pelo queijo meia-cura, tem a mesma consistência, provando assim que a originalidade brasileira impera até no Mediterrâneo.
Beijos Cá e obrigada.
MUSAKA
1 kg de batatas
1/2 kg de carne picada
1/2 cebola picada
1 copo de suco de tomate
1/2 copos de vinho branco ou tinto seco
1 colher de azeite
1/2 xícara de salsa picada
1 colher de açúcar
sal
pimenta
noz-moscada
2 ovos
1 litro de leite
1 xícara de farinha
1/2 xícara de manteiga
Queijo ralado

Ferva as batatas e retire a pele. Em uma panela frite a cebola até dourar e adicione a carne. Após aproximadamente 10 minutos adicione o vinho, o suco de tomate, a salsinha, sal, pimenta e cerca de uma colher de sopa de açúcar, adicione meia xícara de água. Quando a água ferver, abaixe o fogo e adicione o queijo ralado e as gemas.
Em outra panela, ferva três xícaras de leite misturado com a farinha e mexa até obter um molho branco. Abaixe o fogo, adicione a clara dos ovos e a noz moscada.
Em um refratário, espalhe as batatas cozidas em fatias, jogue o molho de carne por cima e em seguida o molho branco. Leve ao forno para gratinar.
O prato pode ser servido frio.

Gosto de Gula

Hoje saiu o resultado da primeira enquete do blog. O salgado é o gosto preferido dos gulosos que participam desse espaço. Mas o doce e o picante não fizeram feio empatando o segundo lugar nos paladares.
Minha amiga Mirna já havia sugerido que fosse criado um prato com o nome GOSTO DE GULA, gostei tanto da ideia que resolvi primeiro saber qual era a preferência da galera pra depois partir pra mão na massa.
Pois então, caros gulosos de plantão, o prato será salgado e a receita e a foto seguirão nos próximos dias. O que posso adiantar no momento é que Vera está pensando em uma maionese de atum, batata e palmito no forno. Aguardem.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Sucesso!


E o encontro de domingo, com a turma da cerveja da Mari, foi, como sempre, coberto de risadas. A farofa rolou solta e quase que não fomos embora. A muito educada da Mari diz não ter se incomodado.
A comida estava ótima e a conversa melhor ainda. E para me deixar ainda mais feliz, tivemos um “penetra” na festa, o Roni que ano passado trabalhou na produção do FIT (Festival Internacional de Teatro de Rio Preto) apareceu por lá e disse que soube do encontro pelo GOSTO DE GULA. Obrigada Roni, e obrigada a todos os amigos que sei que me acompanham e temperam ainda mais esse espaço. Beijos a todos.
(As fotos posto depois, já que ainda não sei mexer nisso).

sexta-feira, 26 de março de 2010

Turma da cerveja da Mari

Neste domingo faremos o periódico encontro da turma da comunicação do FIT 2009 (Festival Internacional de Teatro de Rio Preto). Como nos divertimos muito durante o trabalho, agora é praxe nos encontramos em festinhas ou botecos da cidade.
O encontro dessa vez será na casa dos pais da Mari Daher. A anfitriã promete nos oferecer, além do delicioso espaço da casa na Redentora, todos os acompanhamentos que uma churrascada merece. Agradecemos e não deixaremos a farofa faltar. Prometemos ainda não sair de lá tão cedo.
A galera já se organizou e cada um levará carnes e bebidas. A Cássia Fernandes disse que o patê de alho é por conta dela. A Ariéle Guimarães se comprometeu em assar uma costela no papel alumínio, que acredito para comermos no jantar. A Grazy Campos sei que não deixará de levar tulipinhas de frango. Já o Micael Nicholas levará um saco de risada e muita cerveja, com todo meu apoio, talvez até compareça com algum petisco, mas não nos importamos. Eu, além da bebida é claro, garantirei cenoura e pepino para um buquê de legumes no gelo com sal grosso, e também algumas kaftas para beliscar.
Aos que aqui estão lendo, fiquem por enquanto com água na boca e esperem que semana que vem conto tudo o que aconteceu com a turma da cerveja da Mari (assim que o Raul Marques nos chama).

quinta-feira, 25 de março de 2010

Made em China

O restaurante Kalifa e Brasileirinho, do Praça Shopping, vão fechar as portas no próximo dia 31. Fiquei sabendo da notícia na última quarta-feira durante o almoço. A proprietária dos lugares me informou que como abriu um restaurante no bairro da Redentora, onde já foi a Croassanteria, que agora chama-se Ibiza, o trabalho ficou demais e a família resolveu optar por um só lugar.
Quando perguntei quem ficaria com o ponto, ela me informou que o chinês que já possui os outros dois restaurantes do shopping começaria a reforma do lugar no próximo mês. Será que o shopping só terá comida chinesa-brasileira, ou o novo dono irá se atrever em lançar algum restaurante de gastronomia internacional?
Outra informação que me chamou a atenção nessa história foi a empresária dizer que a decisão em fechar os estabelecimentos do shopping se deu também por conta do aluguel, por tratar-se de dois espaços os valores mensais ficam em torno de R$ 20 mil. Ela comentou que o local tem muito movimento, mas devido a qualidade da comida e o aluguel, o negócio não estava compensatório, ao contrário do Ibiza, que já tem filas se formando na hora do almoço durante todos os dias da semana.
Só espero que o monopólio não atrapalhe na qualidade da comida, pois o consumidor já sairá perdendo no que diz respeito a livre concorrência.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Gosta de doce?

Essa piada já é clássica nas rodas de boteco e se tornou uma das minhas favoritas.

Um morador do interior levou seu filho ao médico. Esse disse ao caipira que o menino não poderia mais abusar dos doces, pois corria risco de desenvolver diabetes.
Respeitando a rotina da manhã de domingo, o caipira levou seu filho à venda da cidadezinha. Todos que por ali chegavam, ofereciam alguma coisa pro menino.
- Meninu quer uma paçoquinha?
O pai, aflito, logo respondia:
- O meninu num gosta de doce.
Mesmo assim, os freqüentadores continuavam a insistir:
- Meninu quer um pé-de-moleque?
- O meninu num gosta de doce. – Respondia o pai na mesma hora.
Depois de tanta insistência, o dono da venda resolveu perguntar ao menino:
- Uai meninu, você num gosta de doce?
Foi quando o menino respondeu com um bico no beiço:
- Num gosta de doce? Já ‘di’ até o @* por causa de doce.

terça-feira, 23 de março de 2010

Deliciem-se

Há tempos a ideia de um blog me abre o apetite. Sem querer perder mais tempo, resolvi colocar a mão na massa e inaugurar esse humilde espaço para falar das coisas que mais gosto: amigos, política, notícias, fofocas e comida, é claro.

Minha casa está sempre repleta de amigos, que não resistem aos aromas das panelas de minha mãe. Sem muita modéstia, devo confessar que minha mão também é ótima na alquimia culinária. Minha cozinha é ponto de encontro para degustações dos mais diferentes experimentos e também dos mais triviais e deliciosos assuntos.

Em resumo, minha vida social sempre está repleta de quitutes bem preparados, conversas picantes, debates temperados e sem falar de risadas regadas a cerveja, ou qualquer outra bebida que se adapte a situação.

GOSTO DE GULA tem a pretensão de ser um espaço de encontro e discussão para amigos e interessados que acreditam que todos os sabores e texturas oferecidos pela vida podem dar prazer e levar à experiências únicas. Bom apetite a todos!