Minha família é tão grande que tem gente até na Grécia. Minha prima-irmã Carine casou-se com um grego e já tem dois greguinhos lindos. E como hoje em dia a tecnologia diminuiu o mundo, nos falamos quase todos os dias.
Carine sempre foi muito boa cozinheira, como quase todas na família, mas agora está com seu repertório bem diversificado. Como seguidora do GOSTO DE GULA, ela resolveu mandar algumas receitas típicas da Grécia. Aceitei de bom grado e com água na boca. No entanto, exigi os ingredientes fossem facilmente encontrados neste lado de baixo do Equador.
Como boa brasileira, ela fez o que pedi e em algumas receitas deu seu jeitinho, como exemplo um prato que vai um queijo grego muito salgado de nome impronunciável, Carine já sugeriu que fosse substituído pelo queijo meia-cura, tem a mesma consistência, provando assim que a originalidade brasileira impera até no Mediterrâneo.
Beijos Cá e obrigada.
MUSAKA
1 kg de batatas
1/2 kg de carne picada
1/2 cebola picada
1 copo de suco de tomate
1/2 copos de vinho branco ou tinto seco
1 colher de azeite
1/2 xícara de salsa picada
1 colher de açúcar
sal
pimenta
noz-moscada
2 ovos
1 litro de leite
1 xícara de farinha
1/2 xícara de manteiga
Queijo ralado
Ferva as batatas e retire a pele. Em uma panela frite a cebola até dourar e adicione a carne. Após aproximadamente 10 minutos adicione o vinho, o suco de tomate, a salsinha, sal, pimenta e cerca de uma colher de sopa de açúcar, adicione meia xícara de água. Quando a água ferver, abaixe o fogo e adicione o queijo ralado e as gemas.
Em outra panela, ferva três xícaras de leite misturado com a farinha e mexa até obter um molho branco. Abaixe o fogo, adicione a clara dos ovos e a noz moscada.
Em um refratário, espalhe as batatas cozidas em fatias, jogue o molho de carne por cima e em seguida o molho branco. Leve ao forno para gratinar.
O prato pode ser servido frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário